terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ela existia ou o homem a criou?


Às vezes fico questionando o porquê de tanta atrocidade, tanta desigualdade, tanta tristeza ou melhor, tanta violência... Será que tudo está tão ruim assim? Todos estão revoltados contra tudo? Viver não é o essencial? O que será que está acontecendo?

É, diante de muitas perguntas sem respostas, me calo e fico a meditar... Será que o termo violência ganhou conceito e concretude por estar dicionarizado, e sim, ela deve existir? E se retirássemos dos grandes dicionários, tudo se tornaria menos violento? Ou se talvez trabalhássemos o termo no sentido conotativo, mais poético tornando um ser não abalador, resolveria o problema? Teríamos um mundo mais calmo? As pessoas desconheceriam o termo e sem perceber exterminariam os atos hediondos, será?

O que mais me comove é saber que tantas atitudes e acontecimentos estão aqui, aí, acolá e os homens cada vez mais descrentes do dom mais precioso, que é a vida. A mesma ficou tão banalizada que um tira a vida  do outro como se fosse uma história em quadrinhos, ou seja, como na ficção. É tão desastroso assim?

O que mais me deixa triste é assistir às cenas cruéis e ver que muitos, ainda sem fé, estão desacreditados e não procuram minutos, sei lá, segundos para refletir sobre o próprio eu, ou ao menos tentar ver o próximo a sua imagem e semelhança como Ele nos ensinou.

Triste não entender o meu amigo, que chora, querendo ajuda. Entretanto, mais triste ainda é saber que muitos até podem ajudar, porém acham que só Ele pode amparar as ovelhas necessitadas e normalmente é mais um "Deus ajuda" esquecendo de que daqui a pouco também poderemos ser mais um necessitado. Até quando vamos driblar essa violência que norteia o mundo com características diferentes?

Será difícil?

Mas, não impossível!

Edmar José de Sant'Ana Torres
(Educadora, pesquisadora e psicopedagoga)

_____________________________________________________________________________ Gostou desta postagem? Deixe seu comentário, sugestão ou nos envie arquivos para serem compartilhados com nossos amigos para um dos seguintes e-mails: amparobaby@pop.com.br ou amparobaby@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).