sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A importância do exercício físico na gravidez

Podemos definir o exercício físico como o resultado do funcionamento do aparelho locomotor, entendendo como tal, o conjunto de ossos, músculos e articulações que intervêm nos movimentos.

Atividades físicas são benéficas para a saúde, sempre que realizadas em boas condições. Os benefícios surgem a cada exercício praticado. A capacidade respiratória e a circulação sanguínea aumentam, há diminuição de retenção de líquidos, a postura melhora, os músculos ficam mais fortalecidos, etc.

Os exercícios físicos mais indicados são exatamente os aeróbicos (de baixo impacto). A caminhada, bicicleta ergométrica, natação e hidroginástica são os que mais são praticados. Aulas de alongamento são indicadas somente para relaxar o corpo.
 
Álcool e gravidez

O uso de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode ocasionar diversos problemas na formação do bebê. Sendo o mais sério deles a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Os filhos das gestantes as quais ingerem bebidas alcoólicas podem apresentar deficiências para toda a sua vida. Assim sendo, os bebês portadores da SAF podem apresentar anomalias físicas, comprometimento mental e distúrbios de comportamento.
Outro aspecto relevante é que as substâncias tóxicas atingem o feto ao atravessar a barreira placentária e isso pode acontecer durante os nove meses de gravidez, pois, quando ingerido, o álcool penetra no feto de maneira direta pelo cordão umbilical.

Costumamos dizer: “Quando uma mulher grávida bebe, o bebê recebe uma injeção intravenosa de álcool.”
 
Reflexão: “Não existe uso seguro de bebida alcoólica na gravidez. Não beber na gravidez é a melhor estratégia.”
 
Cláudia Ferreira da Fonseca
Educação física escolar

 ____________________________________________________________________________ Gostou desta postagem? Deixe seu comentário, sugestão ou nos envie arquivos para serem compartilhados com nossos amigos para um dos seguintes e-mails:  amparobaby@pop.com.br ou amparobaby@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).