sexta-feira, 7 de setembro de 2012

 

Campanha alerta para a importância do ácido fólico na formação saudável do bebê

Thamyres Dias

 
 
 

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançou uma campanha com o objetivo de divulgar a importância do ácido fólico durante os três primeiros meses de gravidez. O nutriente previne 75% dos casos de defeito do fechamento do tubo neural (DTN), uma malformação no feto que pode acarretar em anencefalia - quando o cérebro do bebê não se desenvolve. Ao todo é preciso ingerir 0,4 miligramas da substância ao dia.
 
- Quando a mulher planeja a gestação, pode começar a tomar o ácido fólico 30 dias antes de engravidar. A suplementação é importante pois é preciso muita disciplina para conseguir o nutriente pela alimentação - explica o especialista em reprodução Márcio Coslovsky.
 
Além do ácido fólico, outras substâncias são importantes para a saúde da futura par mamãe e do bebê. É o caso do ferro e do cálcio.
 
- Durante seu crescimento, o feto esgota as reservas nutricionais da mãe. Ferro e cálcio são os primeiros que precisam ser repostos. O primeiro é usado na fabricação do sangue do bebê. O segundo, no desenvolvimento ósseo - afirma Coslovsky, que dirige a clínica Primordia Medicina Reprodutiva. 
 
Em seguida, as reservas de proteínas e as vitaminas da mãe também caem. Para garantir que tudo corra bem durante os nove meses, o médico pode suplementar esses nutrientes. Veja no quadro ao lado como a alimentação também pode ajudar.
 
 

 


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/campanha-alerta-para-importancia-do-acido-folico-na-formacao-saudavel-do-bebe-5974273.html#ixzz25oczHbC6

_____________________________________________________
Gostou desta postagem? Deixe seu comentário, sugestão ou nos envie arquivos para serem compartilhados com nossos amigos para um dos seguintes e-mails:  amparobaby@pop.com.br ou amparobaby@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).